Para os filhos dos filhos dos nossos filhos: Uma visão da sociedade Internet

A INTERNET não existe.

A primeira coisa a aceitar é que a INTERNET não existe. A percepção sensorial não nos permite reconhecer isto que chamamos de INTERNET...
...desde o ponto de vista molecular.

A rede é um veículo de transimssão de dados, imagens, sons... É alguma coisa que nos obriga a modificar nosso conceito da palavra.

[...]

Muito bem, mas finalmente,

O que é a INTERNET?

De um ponto de vista intelectual, ou talvez ideológico, ou sintetizando em um termo mais amplo, humanista, este enorme conceito/fenômeno que conhecemos com o nome de INTERNET, pode ser considerado como a máxia expressão da DEMOCRACIA.

[...]

Por que a máxima expressão da DEMOCRACIA?

A INTERNET constitui uma comunidade livre, igualitária e fraternal.

Historicamente, a informação era considerada, e de fato era, uma arma, uma maneira de adquirir poder sobre os outros [...]

A INTERNET se revela como o instrumento capaz de terminar de uma vez por todas com esse Poder [Poder mediante o controle da Informação porque A informação é Poder], porque:

A INTERNET é como a própria liberdade. Uma vez que a gente prova, quer mais.

Mas ne tudo são rosas. A INTERNET é anárquica e caótica. Tem todos os "maus elementos" da nossa sociedade. Existe tráfico de armas, terrorismo, pedofilia. E têm que existir! Porque uma autêntica democracia admite todas as opiniões e crenças. Não podemos ter uma democracia só para os bons. É o preço que temos que pagar. Precisamente por isso, a INTERNET é universal - é para todos.

Apresento-lhes alguns trechos do incrível livro Para os filhos dos filhos dos nossos filhos: Uma visão da sociedade Internet, escrito por David Turner e Jesus Muñoz. Apesar de ter sido escrito em 1999, não apresenta-se como obsoleto, e sim como uma referência do ponto de vista social sobre este meio de comunicação (na opinião deles, O Meio de Comunicação) imprescindível nos dias atuais. Super recomendado.

Dados bibliográficos:


TURNER, David & MUÑOZ, Jesus. Para os filhos dos filhos dos nossos filhos: uma visão da sociedade Internet. Plexus Editora, São Paulo: 1999. ISBN 85-85689-46-3

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...