Sem corante? Ficamos brancos

WASHINGTON - Sem o corante artificial Amarelo Nº 6 da FD&C, os Salgadinhos Cheetos Sabor Queijo pareceriam as larvas murchas de um grande inseto. Não é de surpreender que, em testes de paladar, as pessoas não mostraram muita vontade para comê-los.

Seus dedos não ficaram laranja. E seus cérebros não registraram muito sabor de queijo, mesmo que o Cheetos tivesse o mesmo gosto de quando havia corante.

“As pessoas disseram que o gosto era suave, e que não era muito legal de se comer”, segundo Brian Wansink, professor da Universidade de Cornell e diretor do Laboratório de Alimentos e Marcas da universidade.

O Cheetos puro não teria muito futuro comercial. Nem algumas marcas de picles. O processo de fabricação destes transforma-os em massas acinzentadas nada apetitosas. O corante é o responsável pelo seu verde robusto. As minhocas de goma sem a coloração artificial, bem, pareceriam mais minhocas pegajosas translúcidas. A gelatina sairia da geladeira com a mesma cor da água.

Sem dúvida, o mundo seria muito mais chato sem os corantes artificiais alimentícios. Seria também um lugar mais seguro? O Centro Para a Ciência do Interesse Público, um grupo de advocacia, pediu ao governo para banir os corantes artificiais porque os tipos usados em alguns alimentos poderiam piorar a hiperatividade de algumas crianças.

“Esses corantes não têm nenhuma finalidade, a não ser vender porcarias”, segundo Marion Nestle, professor de nutrição, estudos alimentícios e saúde pública da Universidade de Nova Iorque.

Um grupo de especialistas do governo concluiu que não há provas de que corantes possam causar problemas na maioria das crianças, e que quaisquer que sejam os problemas que eles possam causar em algumas delas, não é garantido um banimento ou uma etiqueta de aviso além do que já é necessário - uma nota que informa a coloração artificial.

“A cor é uma parte tão crucial da experiência alimentar que banir os corantes tiraria uma boa parte do prazer da vida”, afirma Kantha Shelke, uma química alimentícia e porta-voz do Instituto de Tecnólogos Alimentícios. “Vamos realmente banir tudo quando apenas uma pequena parte de nós é sensível?” Além disso, a cor define também o gosto em testes de paladar. Quando a coloração sem gosto amarela é adicionada ao pudim de baunilha, os consumidores dizem que ele tem gosto de pudim de banana ou limão. E quando os sabores de manga ou limão são adicionados ao pudim branco, a maioria dos consumidores dizem que ele tem gosto de baunilha. A cor cria uma expectativa psicológica para um certo sabor que é praticamente impossível de se desfazer, afirma a Dra. Shelke.

“A cor pode realmente substituir as outras partes da experiência de comer”, disse ela em uma entrevista.

Mesmo assim, algumas companhias alimentícias têm expandido sua oferta de produtos industrializados para incluir alimentos sem coloração artificial. Refrescos da Kool-Aid e alimentos orgânicos da Kraft Foods são exemplos disso. Algumas redes de docerias americanas inclusive se recusam a vender alimentos com coloração artificial.

Até agora, os corantes naturais não provaram ser uma boa alternativa. Geralmente eles não são tão claros, baratos ou estáveis quanto os artificiais, que podem manter a cor original por anos. Os corantes naturais geralmente perdem a cor em poucos dias.

Todd Miller, o chef executivo de massas da Hello Cupcake, em Washington, disse ser voltado aos ingredientes naturais e simples. Seus bolos são feitos com farinha e manteiga, e a cor vermelha da sua cobertura vem do purê de morango.

Mas o chocolate granulado que decoram a maioria de suas criações têm sua coloração derivada do bom e velho petróleo, a fonte dos corantes artificiais. E ele não pretende mudar isso porque os naturais não são tão coloridos.

“Eu poderia viver sem o chocolate granulado, mas por que eu o faria?” pergunta ele. “São bolinhos. É para serem engraçados.”

Gardiner Harris, do New York Times

Tradução: Gabriel Gutierrez P. Soares (Gutierrez PS)
Revisão: Carol-chan Dias

Retirado de: http://www.nytimes.com/2011/04/03/weekinreview/03harris.html
Acesso em: 10/07/2011, às 14h36min GMT -03:00
Publicado em: 22 de abril de 2011

Um comentário:

  1. Lamentável!
    Quem tem alergia, e tem filhos alérgicos,é que sofrem com o descaso destes químicos,e da indústria alimentícia.
    É melhor algo menos colorido,com corantes naturais,do que colocar no mercado alimentos com estes corantes artificiais(somente por quererem beleza),sabendo os males que os corantes artificiais fazem.
    Certamente nunca tiveram que correr na madrugada com filho fechando a glote,oara o hospital.Nem nunca ficaram empolgados,com bolhas,urticarias por ingeri acidentalmente estes venenos.
    Pois muitos dos alimentos,nãi vem com a informação se contém ou não
    Nota zero!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...