Como adquirir um bom condicionamento físico

Você já deve ter ouvido falar que fazer ginástica é saudável e importante para nossa saúde física e mental. Vamos ver fisiologicamente por quê.

Toda ginástica deve ser praticada sob orientação de profissionais competentes, pois atividade física sem boa orientação pode ser prejudicial à saúde e não benéfica.

Para melhorar nosso condicionamento físico sem causar danos ao nosso corpo, devemos aumentar gradual e progressivamente a intensidade, a frequência e a duração de uma atividade física. Não devemos iniciar um programa de atividade física fazendo muito esforço de uma só vez.

Com um programa bem-orientado, verifica-se um aumento da capacidade do corpo em utilizar o oxigênio para queimar o glicogênio das células musculares. Com isso, a pessoa vai conseguindo executar a atividade física cada vez com mais eficiência.
Esse aumento na capacidade de utilizar o oxigênio está relacionado principalmente a dois fatores:

1. O coração passa a bombear mais sangue por minuto. Isso é conseguido não porque o coração bate mais rápido, mas porque há um aumento na quantidade de sangue que é bombeada em cada contração do coração. Pessoas com bom condicionamento físico, quando estão em repouso, apresentam frequência de batimentos cardíacos menor que a de pessoas que não têm atividade física. Por exemplo, atletas maratonistas apresentam, em média, 45 pulsações por minuto quando em repouso, enquanto a média na população não-treinada é de 70 pulsações por minuto. Essas pessoas bem-treinadas aumentaram, ao longo do tempo, a musculatura cardíaca, que se tornou capaz de bombear mais sangue por minuto. Por causa disso, também, quando estão fazendo atividade física, a pulsação não aumenta tanto quanto a de uma pessoa sedentária que resolva correr sem preparo anterior.

2. Os músculos de uma pessoa treinada são capazes de extrair mais oxigênio do sangue. Isso porque as mitocôndrias das células musculares tornam-se mais numerosas e maiores, há um aumento da quantidade de mioglobina (proteína capaz de armazenar oxigênio nos músculos) e há um aumento do número de capilares sangüíneos nos músculos.

Esses fatores atuam em conjunto e nós não conseguimos que isso tudo ocorra em nosso corpo de uma hora para outra. Por isso, a atividade física deve ser gradual, para que possamos adquirir preparo físico.

A atividade física bem-orientada contribui para uma vida saudável, pois exerce um forte efeito positivo sobre o coração e o sistema vascular. Além disso, contribui para que se tenha uma vida mais longa e com menos doenças.

A saúde mental também se beneficia da atividade física. Pode parecer estranho, mas a atividade física relaxa o nosso corpo. Durante os exercícios, há estímulo para aumentar a produção de uma substância chamada endorfina, produzida no sistema nervoso central (na glândula hipófise e em outras regiões do encéfalo). Essa substância atua no nosso corpo diminuindo a dor e nos dando sensação de bem-estar. Os exercícios são recomendados inclusive para pessoas que têm depressão, pois a endorfina contribui para a melhora do doente.

Assim, devemos organizar nossa vida no sentido de praticar esportes, ou qualquer atividade física bem-orientada, com regularidade. Só temos a lucrar com isso.


Retirado de: LOPES, Sônia. Bio – Volume único. Editora Saraiva.

6 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...