Domínio Público



Esse documentário começou a ser filmado um ano atrás, de forma independente, com pouquíssimo recurso conseguido através da produção de um evento cultural. A equipe abriu mão de seus salários e os equipamentos foram cedidos gratuitamente. Percorremos as comunidades do Vidigal, Vila Autódromo, Providência, toda a Zona Portuária do Rio de Janeiro e o Maracanã, obtendo diversas imagens, entrevistando muitos moradores, participando de reuniões, debates e conflitos. Além disso, entrevistamos o professor Carlos Vainer do IPPUR/UFRJ, pesquisador de megaeventos, o Deputado Estadual Marcelo Freixo e o Deputado Federal Romário.

Nesse período, investigamos para onde estão indo todos os bilhões investidos no Brasil, principalmente no Rio de Janeiro, visando a Copa do Mundo e as Olímpiadas. Está muito claro para nós, que grande parte desse dinheiro sairá dos cofres públicos e servirá para enriquecer um grupo muito restrito de empreiteiros, políticos, bancos e empresários envolvidos com esses megaeventos. O legado que vai ser deixado para a população é muito pequeno. E o pior de tudo: várias comunidades estão sendo removidas, ilegalmente, das áreas de forte interesse imobiliário para periferias distantes, sem nenhuma infraestrutura e dominadas por milícias fortemente armadas e extremamente violentas.

Pretendemos aprofundar a pesquisa e o debate sobre esse processo, mas fazer cinema é complicado e os equipamentos são caros. Os meios de financiamento no Brasil são oriundos de leis de incentivo/editas que envolvem o governo ou grandes empresas, que jamais apoiariam projetos como o nosso. Estamos tentando o financiamento coletivo para prosseguir com o filme. Você pode doar qualquer valor a partir de 10,00 em troca de recompensas criativas, e ajudar na produção e divulgação dessas informações para a população. Precisamos de 90.000 reais, o que ainda é pouco, pois queremos filmar muito mais, finalizar um longa-metragem, divulgar na internet e exibir nas ruas, praças e comunidades através do Cine Ataque. Acreditamos que o nosso vídeo pode chamar a atenção da sociedade para as injustiças que estão sendo cometidas contra o povo brasileiro.

Juntos, nós podemos intervir nessa realidade. PARTICIPE!

Acesse http://catarse.me/pt/dominiopublico e apoie este projeto.

O profissionalismo como religião

Logo que mudei para a França, tive de levar meu carro para consertar. Ao buscá-lo, perguntei se havia ficado bom. O mecânico não entendeu. Na cabeça dele, se entregou a chave e a conta, nada mais a esclarecer sobre o conserto. Mais à frente, decidi atapetar um quartinho. O tapeceiro propôs uma solução que me pareceu complicada. Perguntei se não poderia, simplesmente, colar o tapete. O homem se empertigou: ”O senhor pode colar, mas, como sou profissional, eu não posso fazer isso”. Pronunciou a palavra “profissional” com solenidade e demarcou um fosso entre o que permite a prática consagrada e o que lambões e pobres mortais como eu podem perpetrar.

Guangzhou é a primeira Cidade Global a limitar a compra de carros novos

Enquanto as montadoras estão derrapando para entender o novo conceito de mobilidade urbana, as cidades mais inteligentes vem tomando atitudes agressivas para restrição do uso do automóvel. No entanto, Guangzhou foi além, no que o jornal New York Times comparou o impacto da atitude como: “seria o mesmo que se Los Angeles ou Detroit restringissem a posse de um veículo”. Sem dúvida, trata-se de uma atitude corajosa. Guangzhou é a terceira maior cidade da China, com mais de 12 milhões de habitantes, maior até do que a cidade de São Paulo e é também um dos maiores centros de produção de automóveis da China.

Guangzhou é considerada uma Cidade Global, conceito criado por urbanistas para designar quando uma cidade é um ponto importante estratégico para o sistema econômico de finanças e comércio do mundo.

A cidade decidiu colocar a qualidade de vida acima do crescimento econômico de curto prazo e acredita que a medida, entre outras, de restrição ao uso do automóvel e motocicletas no centro da cidade, vai promover a limpeza do ar e reduzir os custos com saúde pública, além de reduzir o custo “congestionamento”, que é pior para o desenvolvimento da cidade do que o “desaceleramento da economia”. A ideia é descentralizar a venda em cidades já saturadas, obrigando a indústria a procurar novos mercados de forma mais sustentável. Com isso, o governo vai apoiar a indústria em outros setores onde os impactos negativos para a mobilidade nas cidades sejam menores. Ainda na reportagem do New York Times, o vice-diretor de planejamento da cidade de Guangzhou acrescenta: “Para que precisamos de PIB se não temos saúde?”

Sistema de Transportes
O Governo de Guangzhou vem investindo pesado na expansão da rede de Metrô. A primeira linha foi inaugurada em 1997, e de lá para cá, já são oito linhas que se estendem por 236km. o objetivo é chegar a 500km de extensão, divididos em 15 linhas, até 2020. Como suporte para as linhas de Metrô, a cidade investiu também em cerca de 30 km de corredores de ônibus no sistema BRT (Bus Rapid Transit), com capacidade para transportar 1 milhão de pessoas diariamente, tornando-se a segunda maior operação de sistema de BRT do mundo, depois apenas do Transmilênio de Bogotá na Colômbia.

Guangzhou já tem 85% da frota de transportes públicos abastecidos à GLP, e é considerado a maior rede do mundo. Além disso, tem mais de 16.000 táxis abastecidos pelo Gás.

A cidade possui uma das maiores redes de bicicletas públicas do mundo com cerca de 30.000 bicicletas.

Recentemente iniciou uma discussão sobre a implantação do pedágio urbano, tendo como base as cidades de Hong Kong (120km) e o sucesso do sistema em Cingapura.

Em janeiro de 2007, o governo municipal proibiu motocicletas em áreas urbanas. Motociclistas que desrespeitam a lei têm seus veículos apreendidos. Segundo o governo, a medida tem reduzido sistematicamente o nível de congestionamento.

Guangzhou possui uma grande malha de trens suburbanos. No final de 2009, foi inaugurada a primeira linha de trem bala de Wuhan-Guangzhou, cobrindo 980km a uma velocidade média de 320 km/h. E, em janeiro de 2011, foi inaugurado a linha Guangzhou-Zhuhai.

Revisto e adaptado de: Blog Mobilidade Sustentável
Acesso em: 22/09/2012, às 11h00min

"O brasileiro tem paixão pelo luxo", entrevista com Gilles Lipovetsky

Um dos mais badalados e provocativos filósofos contemporâneos, o francês Gilles Lipovetsky, 68 anos, é um especialista em analisar as questões que permeiam a sociedade consumista e de aparências em que vivemos. “O homem moderno tem necessidade de emoção e, para a maioria das pessoas, isso passa pelo consumo”, diz ele. “Quando você não tem tantos amores ou grandes emoções, o consumo funciona como um prazer fácil, que traz satisfação momentânea.” Autor dos livros “O Império do Efêmero”, “Luxo Eterno” e “A Sociedade da Decepção”, todos publicados no Brasil, ele prepara para 2013 uma obra sobre as relações entre o capitalismo e os fenômenos estéticos. Nesta semana, Lipovetsky chega ao Brasil para participar da conferência internacional sobre luxo The New World of Luxury, e falou à ISTOÉ de sua casa em Grenoble, na França, onde leciona filosofia.

Por que esperar é uma tortura?

Imagem por Bendik Kaltenborn
Há alguns anos, os gerentes do aeroporto de Houston enfrentaram um problema de relacionamento com os clientes. Os passageiros estavam fazendo uma quantidade incomum de queixas sobre a grande espera para pegar a bagagem. Como resposta, os gerentes aumentaram o número de funcionários deste setor. O plano funcionou: o tempo de espera médio caiu para 8 minutos, dentro dos padrões da indústria. Mas as queixas continuaram.

Pegar friagem provoca resfriado?

Quem causa a doença são vírus, e não o termômetro. O que acontece é que esses microorganismos estão mais ativos no inverno.

Não há evidências de que exista associação entre a friagem (termo mais maternal para o choque térmico) e o resfriado. Em um dos mais famosos estudos a respeito, feito pela Escola de Medicina da Universidade Baylor, nos Estados Unidos, em 1968, os voluntários foram expostos ao vírus do resfriado comum e depois entraram em ambientes gelados ou quentes. Todos ficaram doentes ¿ a temperatura não interferiu. Ah, mas você já pegou friagem e ficou doente? Coincidência, dizem os especialistas ouvidos pela SUPER. Sim, as pessoas ficam mais resfriadas no inverno. Mas é porque os vírus que causam problemas respiratórios estão mais ativos nessa época do ano. É a mesma coisa que o vírus da dengue. Ele está à toda no verão, porém ninguém fala que é o calor que provoca a doença.

Top 10 falhas comuns na mente humana

A mente humana é uma coisa maravilhosa. A cognição, que é o ato de pensamento, nos permite processar grandes quantidades de informação rapidamente.

Por exemplo, toda vez que seus olhos estão abertos, seu cérebro está constantemente sendo bombardeado com estímulos. Você pode estar pensando conscientemente sobre uma coisa específica, mas seu cérebro está processando milhares de ideias subconscientes.

Infelizmente, a nossa cognição não é perfeita, por isso existem alguns erros de julgamento que estamos propensos a fazer. Essa situação é conhecida no campo da psicologia como viés cognitivo. Ele acontece a todos, independentemente da idade, sexo, educação, inteligência, entre outros fatores. Alguns deles são bem conhecidos, outros não, mas todos são interessantes.

Mas, afinal, o que é inteligência?

Fonte: Dreamstime
Quando eu estava no exército, fiz um teste de aptidão, solicitado a todos os soldados, e consegui 160 pontos. A média era 100. Ninguém na base tinha visto uma nota dessas e durante duas horas eu fui o assunto principal. (Não significou nada – no dia seguinte eu ainda era um soldado raso da KP – Kitchen Police)

Durante toda minha vida consegui notas como essa, o que sempre me deu uma ideia de que eu era realmente muito inteligente. E eu imaginava que as outras pessoas também achavam isso.

Porém, na verdade, será que essas notas não significam apenas que eu sou muito bom para responder um tipo específico de perguntas acadêmicas, consideradas pertinentes pelas pessoas que formularam esses testes de inteligência, e que provavelmente têm uma habilidade intelectual parecida com a minha?

Por que os gatos sobrevivem a quedas de grandes alturas?

A sobrevivência de uma gata na cidade de Boston, Estados Unidos, depois de uma queda de 19 andares, levantou a questão de como os gatos conseguem escapar vivos de quedas de grandes alturas.

Fonte: Tudo Inútil
A dona da gata, Brittney Kirk, tinha deixado uma janela entreaberta na semana passada para que a gata Sugar se refrescasse, mas ela saiu e caiu em um gramado.

Segundo biólogos e veterinários, a habilidade dos gatos de sobreviver a estas grandes quedas é uma questão simples de física, biologia da evolução e fisiologia.

"Este episódio recente não surpreende. Sabemos que animais exibem este comportamento e há muitos registros de sobrevivência de gatos (a grandes quedas)", disse Jake Socha, biomecânico na Universidade Virginia Tech.

Em um estudo realizado em 1987, que analisou casos de 132 gatos que caíram de grandes alturas e foram levados para uma clínica veterinária especializada em emergências em Nova York, os cientistas observaram que 90% dos animais sobreviveram e apenas 37% precisaram de atendimento de emergência para continuar vivos.

Elogie do jeito certo

Recentemente um grupo de crianças pequenas passou por um teste muito interessante. Psicólogos propuseram uma tarefa de média dificuldade, mas que as crianças executariam sem grandes problemas. Todas conseguiram terminar a tarefa depois de certo tempo. Em seguida, foram divididas em dois grupos.

Fonte: Marcos Meier

O grupo A foi elogiado quanto à inteligência. “Uau, como você é inteligente!”, “Que esperta que você é!”, “Menino, que orgulho de ver o quanto você é genial!” ... e outros elogios à capacidade de cada criança.

Efetivar o Estado laico

A Constituição estabeleceu um Estado no qual as liberdades de crença e culto são garantidas e a separação entre Estado e instituições religiosas é definida expressamente. Na prática, porém, a permissividade da política com a religião ainda é uma realidade a ser enfrentada

O monoteísmo não é nada democrático. A crença em um deus único pressupõe a negação da existência do deus do vizinho. Pior: pressupõe que os mandamentos do seu deus são mais justos que os do deus do vizinho. E é natural que todos aqueles que se arroguem o direito de falar em nome deste deus único e todo-poderoso não primem muito pelo pluralismo. Quem ousaria contestar alguém que fala em nome de um deus onipotente, onipresente e onisciente?

As 5 piores trapalhadas do cérebro

Às vezes somos sabotados pelo nosso próprio cérebro. Conheça e entenda os principais bugs que acontecem dentro da nossa cabeça

"Scumbag Brain" ("Cérebro Maldito"), meme famoso.
Na imagem, "Lembra-se das resposta da prova depois que ela acaba"
Fonte: School of Fail

Nosso cérebro é um dos sistemas mais perfeitos da natureza. Mesmo assim, como tudo nessa vida, ele também está sujeito à panes. Algumas situações simplesmente o impedem de funcionar como o esperado. Mas não é culpa dele. Confira essa lista de pequenas sabotagens cerebrais - e a explicação científica por trás delas. 

Você sabia? Cães e gatos enxergam cores

Antiga experiência científica mitificou a visão em preto e branco dos dois bichos.

Fonte: Asalasah

Por muito tempo, acreditou-se que os gatos e cachorros não conseguiam enxergar cores. Essa crença tem base em diversas experiências científicas realizadas no começo do século passado, que acabaram embasando por certo tempo a teoria de que eles não conseguem ver além do preto e do branco. Mas a verdade é que os dois bichos enxergam em cores, embora de uma forma mais precária que nós, humanos.

Um dos experimentos científicos que fizeram com que a crença se disseminasse foi realizado em 1915 por DeVoss JC e Ganson Rose, dois cientistas da Universidade do Colorado, nos Estados Unidos. Eles estavam tentando determinar se os gatos conseguiam ver as cores e chegaram a uma resposta nem tanto conclusiva.

Os mitos da saúde

A sabedoria popular está repleta de mitos relacionados à saúde. Associar resfriado a "friagens" - leia-se, golpes de ar ou cabelo molhado em dias frios - é um clássico. E quem nunca teve receio de cair na piscina após o almoço, por medo de indigestão? 

Recomendações repetidas geração após geração deixam de ser questionadas, ainda que os médicos não as endossem. O problema se agrava quando a história vai além de restringir hábitos e passa a prejudicar a saúde. O caso mais recente é o que atribui efeitos colaterais graves à vacinação. A polêmica começou no fim da década de 90, quando a conceituada revista científica The Lancer publicou um estudo associando a vacina tríplice viral à ocorrência de autismo. Logo depois, o estudo revelou-se uma fraude, o que resultou na cassação do registro médico de Andrew Wakefield, autor do trabalho. Apesar da retratação da revista, há dois anos, a farsa ainda afeta a decisão de pais que, equivocadamente, deixam de vacinar seus filhos. Veja o que dizem os médicos sobre oito mitos relacionados à saúde.

Falácias: o que são e exemplos

Na lógica e na retórica, uma falácia é um argumento logicamente inconsistente, sem fundamento, inválido ou falho na capacidade de provar eficazmente o que alega. Argumentos que se destinam à persuasão podem parecer convincentes para grande parte do público apesar de conterem falácias, mas não deixam de ser falsos por causa disso.

Elas estão em todos os discursos: na publicidade, na política, nas religiões, na economia, no comércio, etc. Reconhecer as falácias é por vezes difícil. Os argumentos falaciosos podem ter validade emocional, íntima, psicológica, mas não validade lógica. É importante conhecer os tipos de falácia para evitar armadilhas lógicas na própria argumentação e para analisar a argumentação alheia.

Clique para ampliar


Referências
Wikipédia, a enciclopédia livre. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Falácia>. Acesso em: 08/04/2012, às 20h35min.

PUC-RS. Disponível em: <http://www.pucrs.br/gpt/falacias.php>. Acesso em: 08/04/2012, às 20h32min.


Imagem: http://pensafi.blogspot.com/2012/04/falacias-ilustradas.html

Dez perguntas e respostas sobre os símbolos religiosos nos tribunais

Determinada a retirada dos crucifixos dos prédios da Justiça gaúchahá alguns dias esta notícia vem causando polêmica e discussões. Resumi aqui, de forma simples e direta, respostas às dez perguntas e argumentos mais comuns a respeito do assunto.
 

Na vigência da atual Constituição, laicismo significa a separação entre religião e Estado, devendo este tratar todos os credos religiosos de forma igual, sem manifestar predileção ou preterimento em relação a qualquer delas. Fica afastada também a possibilidade de alguma entidade religiosa influenciar no exercício do poder político.

Todos os particulares são livres para, de forma individual ou em grupo, ter qualquer crença e manifestá-la livremente (observando, é evidente, os demais valores constitucionais), sendo vedado ao Estado manifestar qualquer forma de crença religiosa.

O quanto a pirataria afeta os lucros de estúdios e gravadoras? ~ Rodrigo Ghedin

Um dos argumentos mais fortes de quem condena a pirataria é o das perdas que ela gera à indústria. Associações como a RIAA e a MPAA alegam rombos milionárias quando justificam suas ações truculentas contra mamães e velhinhas norte americanas que baixaram um punhado de MP3. Mas… será que o problema é tão grave assim?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...